Dicas para uma comunicação mais eficaz

Objetividade com intenção: a maioria das pessoas se COMUNICA sem realmente PENSAR, se ORGANIZAR e sem OBJETIVOS claros.

Imagine que você precisa fazer uma longa viagem de carro. Antes de sair, você provavelmente coloca as informações em algum aplicativo de mapas, certo? Mas também, faz algumas preparações: verifica se tem combustível, organiza o trajeto em sua mente, calcula o tempo médio de percurso, identifica os caminhos pelos quais vai passar e os pontos onde pode haver trânsito.

Com a objetividade na comunicação, o processo é semelhante. É essencial ter uma boa organização. Para isso, você precisa  reconhecer dois elementos fundamentais da linguagem clara e eficaz:

  1. Ter a coerência  que é responsável pela escolha das palavras que geram os sentidos que você quer transmitir.
  2. Ter coesão que fiz respeito a ligação entre os elementos da linguagem.

Portanto se você quer ter eficácia na sua comunicação você pode cria a coerência em:

 Conheça o Seu Público

A compreensão do público é fundamental para adaptar a comunicação de forma eficaz. Isso envolve considerar os seguintes aspectos:

  • Nível de Conhecimento: Avalie o nível de familiaridade do seu público com o assunto. Evite ou utilize jargões técnicos. Entenda qual é o nível de conhecimento do público.
  • Interesses e Necessidades: Identifique o que é importante para o seu público e como a sua mensagem pode atender às suas necessidades.
  • Cultura e Contexto: Leve em conta as diferenças culturais e contextuais que podem afetar a interpretação da sua mensagem.

E ter coesão em:

Estruturas Claras

A clareza na comunicação é muitas vezes uma questão de estrutura. Use princípios da linguística para organizar suas ideias de forma lógica e coerente:

  • Introdução, Desenvolvimento e Conclusão: Estruture suas mensagens com uma introdução clara, um desenvolvimento detalhado e uma conclusão que resuma os pontos principais.
  • Conectores e Transições: Utilize conectores e transições para guiar o leitor ou ouvinte através do seu raciocínio.
  • Parágrafos e Tópicos: Divida a informação em parágrafos e tópicos bem definidos, facilitando a leitura e a compreensão.

E ainda:

Aprimore a Escolha das Palavras

A escolha das palavras é crucial para garantir que a mensagem seja clara e impactante. Algumas dicas incluem:

  • Evite Ambiguidades: Use palavras específicas e evite termos que possam ser interpretados de várias maneiras.
  • Seja Conciso: Prefira frases curtas e diretas. Evite redundâncias e floreios desnecessários.
  • Use a Linguagem Positiva: Formule suas mensagens de maneira positiva sempre que possível, para incentivar e motivar o público.

Faça uma nuvem de palavras que fazem parte do repertório que você vai utilizar, os organize junto com suas ideias e intenções. Essas ideias e informações vão te ajudar muito na clareza e eficácia da sua comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima